NEM AQUI, NEM ALI, NEM ACOLÁ

NEM AQUI, NEM ALI, NEM ACOLÁ
Clique no livro para comprar pela Internet

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Degustando os goiamuns do Seu Luiz...


Buraco da Gia
Rua Padre Batalha, 100
Fone: (81) 3626-0150
Goiana, Pernambuco

   O dono do restaurante, o “Seu Luiz”, regala todos os seus clientes com informações e histórias sobre a origem e trajetória do lugar. Ao chegarmos, recebemos dele uma explicação sucinta sobre a razão da ortografia incorreta da palavra jia: “... porque é a única gia que existe no mundo, eu sou o dono dela.”

   As paredes do restaurante, um mural histórico. Fotos e artigos sobre os ricos e famosos que desfrutaram um copo de cerveja ou uma dose de cachaça, servida por um goiamum. “Caranguejos com cérebro”, assim chamados por Seu Luiz, que os adestra pessoalmente.


   Os clientes são convidados a escolher seus próprios goiamuns. Cevados em tanques. Sugerimos que o cliente ignore os que são oferecidos ao entrar. Os melhores são mantidos em um recinto fechado do lado oposto dos tanques. Goiamuns são grandes caranguejos que habitam lugares lamacentos, próximo ao mar, da Flórida até São Paulo. Têm uma carapaça azul, com cêrca de 10 cm e quelas desiguais.

   Entre as entradas, o casquinho de caranguejo é boa pedida. A especialidade da casa: peixada completa, feita com posta de cavala cozida ao molho de camarão, pirão e arroz branco. Para sobremesa, sugerimos doces caseiros de cajá, banana e caju.



   O Buraco da Gia é encontrado facilmente em Goiana, fica a 100 metros da BR-101, na direção a João Pessoa ou Recife, o percurso até o local é bem sinalizado. Sugerimos que designem alguém para dirigir, depois de uma visita. Os goiamuns são “generosos” com as doses de cachaça. Patrulhas da Policia Rodoviária Federal têm postos em ambos os lados da BR, bem equipados com bafômetros.

Goiana 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário