NEM AQUI, NEM ALI, NEM ACOLÁ

NEM AQUI, NEM ALI, NEM ACOLÁ
Clique no livro para comprar pela Internet

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Casapueblo, a casa engraçada de Vinicius de Morais...

Club Hotel Casapueblo
Ruta Panoramica S/N
Punta Ballena
Punta de Este, Uruguai

Tel. (11) 2244-7097
                                  
Casapueblo, uma das grandes atrações turísticas de Punta del Este, é inquestionavelmente um dos mais belos cartões postais do mundo. Museu, hotel, restaurante e também a moradia do artista uruguaio Carlos Páez Villaró, seu criador. Opinam que a casa parece ter algo de Antonio Gaudí ou de Salvador Dalí. Ninguém consegue passar indiferente pelo local, todos acabam emitindo uma opinião própria sobre qual escola de arquitetura lembra a Casapueblo.  Branca, sem nenhuma linha reta, essa enorme construção se expande sobre as pedras até a beira-mar. Frequentador assíduo, Vinicius de Moraes, amigo do artista, inspirou-se para escrever a letra da canção A Casa:
“Era uma casa muito engraçada.
     Não tinha teto, não tinha nada “...



            No elevador, nota-se que os pisos são listados em números negativos. O visitante desce da recepção para seu quarto.  Caminhado por um labirinto encravando na rocha, ora as paredes são de alvenaria ora de pedra. Os corredores, inspiram curiosidade em explorar todos os cantinhos e os mais minuciosos detalhes. Os setenta quartos, com distintos níveis de conforto, têm varandas voltadas para o mar, uma vista privilegiada da Punta Ballena.



O entardecer é a melhor hora para estar na Casapueblo. Ao pôr do sol, os visitantes são convidados para ouvir uma narração gravada por Villaró.  Declama:  "É uma conversa com o sol, meu amigo mais antigo... Te encontrei no Taiti e na África, estou te olhando e vejo que não mudou"...  O companheiro de anos,  é o astro com o qual o artista se encontrava, não importava onde estivesse em suas viagens. O silêncio predomina, ouve-se o assovio do vento e o ruído das ondas. No exato momento em que a poesia termina, o sol se põe.   A cena é nostálgica e combina com tudo o que há na Casapueblo.



Durante o verão, uma boa idéia é desfrutar o entardecer, regado a uma sangria de vinho branco.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário