NEM AQUI, NEM ALI, NEM ACOLÁ

NEM AQUI, NEM ALI, NEM ACOLÁ
Clique no livro para comprar pela Internet

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Pa amb tomàquet (pão com tomate)

Ver imagem em tamanho grandePa amb tomàquet, pão com tomate:  receita típica da culinária da Catalunha, Espanha. Consiste em esfregar um tomate cru e maduro, cortado ao meio, em uma fatia de pão (torrado ou não), de preferencia do tipo conhecido como baguete. Temperar à gosto com sal e azeite, as vezes podendo ser adicionado alho ao tomate, para intensificar o sabor.
Serve como acompanhamento de diversos pratos e é especialmente saboroso com embutidos, queijos, anchovas e omeletes espanholas. E vinho, claro...

Conheça a opereta "Magdalena" de Heitor Villa-Lobos...

Paris se rende a 'Magdalena', de Villa-Lobos
France Presse

Paris, França, 19 Mai 2010 (AFP) -O teatro Châtelet de Paris apresenta até sábado a opereta "Magdalena", uma aventura musical que o compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959) ofereceu à Broadway, junto com os libretistas Forrest e Wright, utilizando a história, as cores e os ritmos da América do Sul.

Villa-Lobos viveu nos anos 1920 em Paris, e depois da guerra voltou por diversas vezes, mas o 50º aniversário de sua morte foi comemorado discretamente no último outono (boreal).

O teatro de Châtelet compensa a injustiça com a versão francesa de "Magdalena", um acontecimento histórico, se for considerado que a obra continua sendo uma raridade em escala mundial, com apenas uma produção em Manaus e outra na Austrália.

Este "musical" atípico não conheceu nos Estados Unidos o grande sucesso do gênero. Estreando em 1948 em Los Angeles, e depois em São Francisco em uma produção de Jules Dassin, a opereta viu-se afetada por uma greve de músicos em Nova York, onde saiu de cartaz após 70 apresentações.

A natureza exuberante, os conflitos de religião, a dignidade dos povos ameríndios e a luta contra a opressão não deixavam indiferente o compositor brasileiro.

Estes temas são tratados aqui de maneira tragicômica: a piedosa Maria e o rebelde Pedro poderão viver seu grande amor após o atentado e a morte do proprietário das minas de esmeraldas, um general morto por sua amante (uma cozinheira francesa) após comer demais.

A ação se desenrola entre Paris e a Amazônia, evocada por uma selva de luzes da jovem diretora americana Kate Whoriskey.

Os cantores François Le Roux e Aurelia Legay dão um sabor picante ao espetáculo, enquanto o diretor de orquestra Sebastien Roulard consegue oferecer toda a dimensão da música mestiça e opulenta de Villa-Lobos

Nossa receita de Ceviche de Camarão

Ingredientes:


1 kg de camarões descascados
1 cebola grande cortada em rodelas
2 tomates em cubos pequenos
½ xícara (chá) de coentro picado
1 xícara (chá) de suco de limão
¼ xícara (chá) de suco de laranja
2 colheres (sopa) de shoyu
1 colher de mostarda Dijon
½ xícara (chá) de catchup
2 xícaras (chá) de caldo de camarão
Sal e pimenta do reino ao seu gosto

Modo de preparar:


Modo de preparar:
Misturar bem todos os ingredientes. Camarões aparte, que devem ser colocados em água fervendo e retirados com uma escumadeira, em três minutos.  Acrescente os camarões e duas xícaras da água,  na qual os mesmos foram servidos, aos ingredientes. Provar o sal, acrescentar mais catchup, limão ou coentro a gosto. Deixe descansar por uma hora ou mais na geladeira. Servir frio, em tigelinhas individuais, com molho de pimenta, fatias de limão e muita cerveja...

quinta-feira, 22 de julho de 2010

As Fontes Mágicas de Montjuic, Barcelona

[1271975.jpg]


Um dos grandes atractivos de Bacelona são as Fontes Mágicas!
As Fontes Mágicas foram parte de um projecto construído para a Exibição Universal em 1929 em Montjuïc. O projecto demorou um ano a ser completado. Depois de estarem muitos anos sem serem utilizadas, a fonte estava em mau estado mas foi restaurada para os Jogos Olimpicos de 1992, que tiveram lugar também em Montjuïc. Quando se dão os espectáculos das fontes mágicas, atrai (principalmente no Verão) centenas de visitantes para verem cerca de 20 minutos de um espectaculo de luzes, água e música. Enquanto decorre este espectáculo, o Palau Nacional é iluminado fornecendo um “background” muito bonito.


Restaurantes favoritos em Paris

La Petite Chaise

Endereço: 36 rue de Grenelle
Telefone: 01-42-22-13-35
Bairro: 7º Arrondissement
Saite: http://www.alapetitechaise.fr/
Reservas: recomenda-se, o restaurante é pequeno e bem concorrido
Metrô: Sèvres-Babylone ou Rue du Bac

Fundado em 1680 e já freqüentado, entre outros nomes, por Voltaire, Toulouse Lautrec, André Gide, etc. Dá para imaginar? Depois, relaxe tomando um café no mais famoso bistrô do mundo, o Café de la Paix, em frente à Ópera.

Café de la Paix
Endereço: 5 place de l'Opéra
Telefone: 01 40 07 36 36
Saite: http://www.cafedelapaix.fr/
Reservas: lugar concorrido, melhor fazer reserva
Metrô: Opéra

Aberto em 1862, no andar térreo do Grand Hôtel, no Boulevard das Capucines. Decorado por Garnier, teve sempre em prioridade os hóspedes do hotel. Na Belle Époque, era um “point” para almoço ou jantar, após a ópera. Chagall, Zola, Maupassant, são alguns do ilustres que freqüentaram o café.

Bon, Trocadéro
Endereço: 25, Rue de la Pompe, 75016 Paris
Telefone: 01 40 72 70 00
Saite: http://www.restaurantbon.fr/
Reservas: Obrigatória
Metrô: Rue de Pompe

Decorado por Philippe Stark, é um dos restaurantes mais glamorosos de Paris. Para uns, mais “bon chic, bon genre”, para outros, sugestivo de ambientes mais perversos - o que dizer da famosa mesa em cruz, encabeçada por cadeiras de espaldar gigantescos. O certo é que o design arrojado se mescla serenamente com a nouvelle cuisine panasiatica. O cardápio é excelente, tem um pouco de tudo para todos.

Georges Restaurant
Endereço: Place Georges Pompidou, 4th arrondissement
Telefone para reserva: Telefone: 01 44 78 47 99
Saite: http://www.cnac-gp.fr/
Reservas: Só aceita reserva por telefone
Metrô: Rambuteau or Hotel de Ville (Line 11); Les Halles (Linha 4)

Georges Restaurante é localizado no último piso do Centre Georges Pompidou, é um dos nossos lugares favoritos de Paris. Tem uma vista maravilhosa de toda cidade, através de  enormes janelas; uma excelente cozinha de fusão, e um design que lembra um cenário do filme 2001: Odisséia no Espaço de Stanley Kubrick.