NEM AQUI, NEM ALI, NEM ACOLÁ

NEM AQUI, NEM ALI, NEM ACOLÁ
Clique no livro para comprar pela Internet

quinta-feira, 17 de março de 2011

Desfrutando Barcelona 0800

   Polo cultural da Espanha e da arquitetura europeia, Barcelona abriga uma grande variedade de monumentos e obras de Picasso, Dali, Miró e Gaudí. Localizados relativamente próximos, facilitando assim a organização de um roteiro turístico diferenciado e adaptável a qualquer faixa etária ou situação econômica. Quase todos os museus oferecem entrada gratuita diariamente; outros nas quartas-feiras e domingos. As atrações mais famosas e visitadas da cidade são acessíveis ao turista a preços nominais ou entrada gratuita. Recomendamos um programa incorporando as cinco melhores opções para uma visita com a duração máxima de três dias. É importante ressaltar que todas podem ser visitadas 0800, com algumas restrições, no caso do Museu Picasso. Clique no mapa, para familiarizar-se com a localização e proximidade entre elas.  
Monumento a Cristóvão Colombo
    Templo Expiatório da Sagrada Família

   A imponência e beleza do templo, embora ainda inacabado, se destacam e encantam milhares de visitantes todos os anos. A fachada do nascimento e a cripta, únicas obras realizadas por Gaudi, foram declaradas Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 2005, sob o titulo Obras de Antoni Gaudí. O trabalho realizado é um reflexo profundo da criatividade e fé do grande arquiteto. A coleção de desenhos, fotografias e modelos arquitetônicos expostos no museu do templo, contam sua história e guiam o andamento das obras, cuja conclusão está prevista para o ano de 2026. Os detalhes arquitetônicos e a grandiosidade do templo podem ser mais bem observados de sua parte exterior, que segundo a maioria dos guias turísticos, representa o mais interessante e mais artístico da obra. Caso o visitante queira explorar o interior e visitar o museu, a entrada custa 13 Euros. Metrô: Linea Azul L-5, Sagrada Familia.


Fachada do Nascimento
   Parque Güell

   Localizado na parte superior da cidade de Barcelona, o Parque Güell ocupa quase 20 hectares e é considerada a obra de maior envergadura de Antoni Gaudí. Construído originalmente como um condomínio tipo cidade-jardim por Eusebi Güell, um rico empresário catalão, o empreendimento não sucedeu. Converteu-se no passar dos anos em mais uma obra prima do grande arquiteto. Podem-se ver mosaicos coloridos ou colunas com formas incríveis, tudo isto em perfeita sintonia com os jardins que envolvem todo o parque. Na parte mais alta, uma magnifica vista panorâmica de Barcelona. A Unesco nomeou o Parque Güell como patrimônio da humanidade em 1984. Acesso ao parque e todas suas áreas é totalmente gratuito. Metrô: Linea Verde L-3, Lesseps.


Parque Güell 
   Fonte Mágica de Montjuic

   Um bulevar bem projetado e repleto de pequenas fontes leva o visitante ao topo da colina, onde se encontra a Fonte Mágica. O espetáculo que mistura, na medida certa, cores, luzes, movimento, música e águas acrobáticas em uma combinação deslumbrante que encanta Barcelona e seus visitantes. Construída em 1929 e reabilitada para os Jogos Olímpicos de 1992, converteu-se em um cartão postal da cidade. Sua beleza e localização estratégica em frente do Grande Palácio de Montjuic permite ao visitante uma vista privilegiada do porto de Barcelona. Pode-se desfrutar o show sentado em degraus, no chão ou em quiosques próximo a Praça Espanha. Horários, Inverno: (Outubro à Abril) – Sextas e Sábados: Das 19:00 até 21:00 h. Sessões com música: 19:00, 19:30, 20:00 e 20:30 h. Verão: (Maio à Setembro) – Quintas, Sextas, Sábados e Domingos: Das 20:00 até 00:00 h. O espetáculo é gratuito. Metrô: Linea Verde L-3, Placa Espanya.

Fonte Mágica de Montjuic

   La Boqueria

   La Boqueria, o mais vibrante mercado local, oferece o melhor dos dois mundos: pescados frescos e salgados, crustáceos e moluscos, como como também embutidos, queijos e charcutaria (prove a botifarra blanca ou negra, o salame fuet e o xoriço). Logo na entrada principal, à esquerda e à direita, mini restaurantes servem, entre tapas --aperitivos e canapés-- e ostras, refrescantes taças de espumante branco ou excelentes vinhos da região.. Além de tapas, os fregueses se deliciam com frutos do mar, sardinhas grelhadas e sanduíches de presunto cru, como o pata negra. O lugar é ideal para um almoço leve ou lanche. Recomendamos usá-lo como uma point de refeições durante suas andanças pela cidade. Informações sobre La Boqueria, clique no saite: La Boqueria. Metrô: Linea Verde - L3, Liceo.


Frutas na La Boqueria

   Museu Picasso

    Abrigando uma coleção permanente com mais de 3.600 obras de arte, o museu é uma referencia mundial sobre o trabalho de Pablo Picasso. Situado em um edifício de grande valor histórico, o Palácio Aguilar construído no século 13 é uma das grandes atrações de Barcelona, mostrando a estreita relação entre o artista e a cidade. Grande parte do acervo, todas doadas pelo artista, são obras criadas na época de sua formação e juventude. Organizada cronologicamente, a coleção inclui quadros da época de Málaga e Barcelona, da fase azul, da fase rosa e peças de cerâmica de Picasso. O museu também exibe mostras temporárias ao longo do ano.

Ciência e Caridade

   O Museu Picasso de Barcelona está aberto de terça a domingo e é fechado às segundas-feiras. Visitas guiadas gratuitas estão disponíveis. Entrada gratuita no último domingo do mês. Visitantes devem chegar cedo, as filas são enormes. Metrô: Linea Roja - L1, Arc de Triomf.

Museu Picasso

   Como chegar às atrações

   O metrô é o melhor e mais econômico meio de transporte em Barcelona. É rápido, limpo e eficaz. Mais barato do que alternativas oferecidas por agências de viagens, operadores de turismo ou motoristas de taxi. Clique no Mapa do metrô de Barcelona ou na Lista de linhas de metrô (coloridas) e com estações
.
   Clique na crônica O taxista Alberto e o compañero Gaudi, sobre nossa recente visita a cidade de Barcelona.