NEM AQUI, NEM ALI, NEM ACOLÁ

NEM AQUI, NEM ALI, NEM ACOLÁ
Clique no livro para comprar pela Internet

sábado, 9 de abril de 2011

Metrô: a melhor maneira de conhecer a cidade de Nova Iorque

A segunda maneira mais rápida, eficaz e econômica de conhecer a cidade de Nova Iorque é usar o sistema de trens subterrâneos, conhecido em Inglês como o “Subway System”. A mais barata é caminhar.

Como identificar as estações de trem

Grande parte das estações pode ser identificada por uma esfera (verde significando sempre aberta; vermelha indicando que os horários são restritos); por uma letra M num quadrado branco ou simplesmente uma entrada com uma escada, placa e nome da estação e os trens que param ali.


Horários

O metrô nunca dorme, porém o serviço regular funciona das seis da manhã à meia-noite. O movimento é menor entre 9:30 e 16:30.

Segurança

No turno noturno, use o primeiro vagão ou o do meio, onde estão o “maquinista” e o condutor, respectivamente. Nas plataformas, espere nas áreas marcadas como “Off-hour waiting area”. Tenha cuidado com objetos de uso pessoal ou bolsas e carteiras. A segurança é boa, mas sempre deve-se estar prevenido. Evite os vagões vazios.

Metrocard

Sugerimos que compre um “Metro Card”, se você optar pelo metrô. Estão a venda em máquinas localizadas próximo ou no próprio guiché de tickets da estação. São simples, modernas e relativamente fáceis de entender.


Operam no sistema “touch-screen”, similar a um caixa eletrônico do Banco Itaú. Pressione “start”, escolha inglês ou espanhol e, em seguida, MetroCard, que é o cartão magnético. Você tem duas opções: “Pay-per-ride” e “Unlimited rides”.

Na opção “Pay-per-ride”, você carrega com um valor entre US$ 4 e US$ 80; a cada viagem vai ser debitado US$ 2,25. O cartão é recarregavel.  A opção “Unlimited rides” é boa para quem vai ficar uma semana na cidade ou vai usar o metrô frequentemente. Custa US$ 27 e possibilita viagens ilimitadas.

Você pode obter o cartão com dinheiro (troco máximo fornecido pela máquina: US$ 6) ou com cartão de crédito. Dica prá quem usar cartão: a máquina vai pedir o seu zip-code (o CEP americano). Ponha qualquer número de cinco dígitos; a informação só é checada em cartões de crédito emitidos nos Estados Unidos. Além dos guichês ou das máquinas nas estações o cartão também é vendido em bancas de jornal.
              . 
Linhas do Metrô

As linhas são identificadas por letras ou números, por exemplo, o “7 train” ou o “N train”. Verifique o trem que você vai tomar e o que ele está viajando (uptown ou downtown). É muito comum que os turistas peguem o trem certo no sentido errado.

As linhas 1, 2 e 3 trafegam pelo lado oeste, saindo do South Ferry (terminal de embarque a Staten Island), mais adiante pegando a Sétima Avenida e, à altura do Central Park, enveredando pela parte final da Broadway. A linha 1 é a pinga-pinga, enquanto a 2 e a 3 param em menos estações. Turisticamente, estamos falando de Tribeca, Village, Meatpacking District, Times Square, Broadway e Lincoln Center (Columbus Circle).
As linhas 4, 5 e 6 trafegam pelo lado leste, saindo do Battery Park, pegando a Broadway no início, entrando por Nolita e Lower East Side, continuando pela Park Avenue e, depois da Grand Central Station (rua 42), seguindo sempre pela Lexington Avenue. A linha 6 é a pinga-pinga; a 4 e a 5 param em menos estações. Boas para Lower East Side, Bowery/Noho, Union Square, Grand Central Station e museus da Museum Mile (Metropolitan, Guggenheim, Whitney).

Desigadas poir as linhas designadas por letras cruzam a ilha, e as vezes possibilitam transferências. As A e C vêm do Brooklyn e já na ponta de baixo da ilha cruzam para o lado oeste. Sobem pela 8a. Avenida, e depois do Columbus Circle bordejam o lado oeste do Central Park, continuando para o norte. A linha A é expressa e serve para Brooklyn Bridge (High St.), Ground Zero, Tribeca, Village, Meatpacking, Penn Station, Rodoviária/Times Square, Columbus Circle e o museu Cloisters. Use a linha C para essas paradas (menospara  o Cloisters) e também para Soho, Broadway, Dakota e o Museu de História Natural.

A linha E tem início no Ground Zero e acompanha a A e a C pela 8a. Avenida (Soho, Village, Meatpacking, Chelsea, cercanias de Times Square e Broadway) até a rua 50, quando dá uma guinada para o leste, cruzando a ilha pela rua 53 (com uma parada na 5a. Avenida, na quadra do MoMA) e atravessando o rio para o Queens. O fim de linha é em Jamaica, onde está o aeroporto Kennedy (JFK).


As linhas B, D e F têm origem no Brooklyn e, a partir do Lower East Side, ganham a companhia da linha V (cor: laranja) Seguem então pela 6a. Avenida (Village, Empire State, Bryant Park, Rockefeller Center/Top of the Rock). A linha V termina na rua 53 (parando também na 5a. avenida junto ao MoMA), e a F, um pouco mais adiante, na rua 60.  A B e a D sobem pelo Columbus Circle e lado oeste do Central Park. D é expressa, mas a B para no Dakota e no Museu de História Natural.

Finalmente, as linhas N, Q, R e W vêm do sul (três delas, do Brooklyn) e acompanham o leito enviesado da Broadway até a Times Square (rua 42), quando então sobem pela 7a. Avenida até o Central Park, indo para o leste (até Queens) pela rua 63. A linha Q é expressa e só serve para Soho (Canal St.), Times Square e Central Park South. As outras param ao longo da avenida, incluindo Washington Square e Herald Square.

Mapa

Mapas gratuitos estão disponíveis em todos os guichês; também expostos nos vagões e estações. Neles linhas são identificadas por cores e estações por nomes. Clique nos seguintes mapas para informações precisas sobre as rotas: MAPA DA MTA ou MAPA DO SUBWAY SYSTEM.