NEM AQUI, NEM ALI, NEM ACOLÁ

NEM AQUI, NEM ALI, NEM ACOLÁ
Clique no livro para comprar pela Internet

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Setenta e duas horas em Budapeste

   Budapeste é o resultado da união de três cidades, em 1873. Buda abriga o Palácio Real e as Termas Gellért. Peste concentra o Parlamento, a Ópera, a Basílica de São Estevão e os tradicionais cafés. A terceira é Óbuda. Buda e Peste são separadas pelo rio Danúbio e ligadas por suas lindas pontes. Um passeio à noite na margem do rio, admirando a iluminação da Ponte das Correntes e a arquitetura, é um bom começo. Charles Baudelaire descreveu um flâneur como “... uma pessoa que caminha pelas ruas de uma cidade para experimentá-la...”. Peste é o paraíso dos flâneurs. Budapeste é Velho Mundo. Sua grandeza e herança cultural legitimam sua merecida designação como Patrimônio de Humanidade.



   A cidade oferece oportunidades diversas para relaxar, curtir a noite, ou simplesmente visitar uma galeria de arte. As operas são excelentes e os vinhos da região de Tokaj-Hegyalja, uma grata surpresa. Seja qual for sua opção, permita que a curiosidade seja seu guia. Os banhos romanos, principalmente o Szechenyi, são ornados, limpos e rejuvenescedores. Butiques na Rua Kiraly com roupas de design arrojado, vendidas a preço de mercado pulga. Os belos museus, que não custam um cêntimo, dão a cidade o status de ser sofisticada, moderna e velha ao mesmo tempo.



    O cenário musical de Budapeste vai de Liszt e Bartok ao Anima Sound System. Os concertos de verão são ao ar livre na Praça Erzsebet ter, a favorita da cidade. A discoteca Klub de Godor, também localizada na praça, oferece uma repertorio variado, de rap cigano ao jazz. O Piaf Klub é ideal para quem gosta de algo mais tradicional, sem pressa de chegar cedo, a melhor parte começa depois das três da manhã.  Clique no Mapa da Praça Elisabeth ter


    Depois de uma noitada, nada melhor do que café da manhã no Muvesz Kavehaz, fundado há mais de um século. Do outro lado da rua, o novo café Callas, traz uma atmosfera de Art-Deco para a praça em frente da ópera da Hungria. O café serve uma excelente combinação a preços módicos.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Amsterdã 0800

 Entre as cidades mais caras do mundo, Amsterdã oferece opções diferenciadas de atividades artístico-culturais, sem ônus para o visitante. Preservados com zelo e consciência da importância histórica da Holanda, estes monumentos e objetos de arte vislumbram uma viagem mágica pelo passado, principalmente nos séculos 15 a 17.  A arquitetura e arte do século 17 são de especial significado para os brasileiros e o Brasil, que esteve sob o domínio da Coroa Holandesa, entre os anos 1624-1655.

Recomendamos cinco lugares de maior destaque e certamente de grande valor agregado à qualquer tipo de visita a Holanda.

Galeria da Guarda Cívica (Schuttersgalerij)

Próximo à entrada do Museu Histórico de Amsterdã. Passagem coberta por um teto de vidro abriga em suas paredes, uma impressionante coleção de “portraits” de cidadãos abastadas, que serviam tradicionalmente na Guarda Cívica, nos anos de 1600s. Estes quadros são similares. O mais famoso deles, a “Ronda da Noite” de Rembrandt, encontra-se exposto no Rijksmuseum - Museu Nacional. A grande diferença é que o quadro representa um grupo de mosqueteiros, daí o outro titulo pelo qual é conhecido: Companhia de Frans Banning Cocq e Willem van Ruytenburch, respectivamente o líder e o vice-lider do grupo.


Acesso: pode-se entrar  na Galeria pelas ruas Kalverstraat 92, Sint Luceinsteeg ou através do pátio do Begijnhof (via Grote Begijnhoefsteeg, do lado esquerdo).

Endereço: Kalverstraat 92 – aberto diariamente das 10 às 17 horas. Fechado nos dias 1º de Janeiro, 30 de Abril e 25 de Dezembro.

Entrada: grátis

Begijnhof: Um lugar tranquilo no meio da cidade

A maioria dos prédios dos séculos 14, 15 e 16 tem um pátio comum no seu interior. Essas áreas são para o uso privado dos residentes, sendo só possível visitá-las através da porta de entrada de cada prédio, com o consentimento expresso do proprietário.

         Begijnhof, ou casa das mulheres castas chamadas “begines”, que fica localizada atrás dos prédios da Praça Spui, é o único pátio que pode ser visitado, sem atravessar uma das casas. A entrada é aberta ao público. 



O Begijnhof difere dos outros edifícios antigos, porque não foi fundado como propriedade privada. Operava como um convento, embora as residentes tivessem mais liberdade de pensamento e ação do que freiras convencionais. Podiam deixar a casa de livre e espontânea vontade, apesar dos seus votos de castidade e obrigação de assistir missa todos os dias.


Construída em 1465, a casa de número 34, localizada no mesmo pátio,  é a mais conservada e antiga estrutura de madeira da Holanda.

Endereço: 

Gedempte Begijnenssloot (alameda próxima ao Spui). Aberta diariamente das 9 as 17 horas. Entrada grátis.

Concertos na hora do almoço no Concertgebouw e no Muziektheater

         O Concertgebouw oferece concertos semanais, às 12:30 e duram cerca de 30 minutos. Realizam-se todas as quartas-feiras, entre os meses de Setembro a Junho. Orquestras internacionais famosas e nacionais ensaiam e fazem preparativos para o espetáculo da noite, durante  essas apresentações. 


         De Outubro a Junho, todas terças-feiras,  às 12:30, na sala  Boekmanzaal localizada no complexo Stadhuis/Muziektheather, conhecido também como  “Stopera”, são atrações permanentes a Orquestra Filarmônica, o Coral da Ópera e o Balé da Holanda.

         Entrada franca em ambas as casas.

Endereços:

Concertgebouw: Concertgebouwplein 2-6 (perto da Van Baerlestraat)
Stadhuis/Muziektheater: Amstel 1 (próximo ao Waterlooplein)

Os Jardins do Rijksmuseum

Visitar as esculturas, admirar as cercas vivas e roseirais espalhados pelos Jardins do Rijksmuseum, é possível sem pagar entrada. Durante a restauração do museu, que deve durar até 2012-13, dois dos jardins, Renascença e Barroco, permanecem abertos.



Brochuras com informações sobre a impressionante coleção de  estátuas, fontes e cinco séculos de peças de arquitetura restauradas, incluindo os pilares góticos  e os portões da cidade no século 17.

Endereço:

Jan Luijkenstraat 1 or Museumplein. Aberto diariamente das 9 às 18 horas. O Jardim Barroco é fechado nos finais de semana.

Passeio de barca pela parte mais antiga do porto

Conhecida como o IJ, a parte mais antiga do porto de Amsterdã é localizada entre o centro e o Norte da cidade. A barca para a viagem entre os dois pontos é grátis e demora cinco minutos. O trajeto para a margem Norte proporciona ao visitante uma vista histórica espetacular.


         A barca Buikersloterwegveer, opera 24 horas, partindo do píer 7 cada 7.5 minutos entre as 6:30 e 21:00 horas; cada 15 minutos nas demais horas. Uma embarcação de menor calado, o IJ-veer ferry, faz o mesmo trajeto partindo do píer 8, segundas as sextas-feiras entre 6:35 e 18:05 horas.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Designs arrojados e tendências da moda no Palermo Soho

   Palermo Soho, assim chamado por sua semelhança com os bairros de Soho e Greenwich Village, na Cidade de Nova Iorque, é parte do histórico Bairro de Palermo, em Buenos Aires. Jorge Luís Borges, um dos seus filhos mais ilustres, referia-se a área como lugar de pobreza despreocupada. Repleto de belos parques, jardins botânico e zoológico e intensa atividade artística e cultural. Artistas de todos os estilos de vida e talento coexistindo pacifica e criativamente.
 
   Mapa do Palermo Soho (clique)

   Localizado nas proximidades da Plaza Serrano, conhecida também como Plazoleta Júlio Cortázar, Palermo Soho é a parte mais antiga de Palermo. Inúmeros locais ocupados anteriormente por bodegas de vinho e casas antigas do inicio do século XX, já foram restauradas ou estão em processo de remodelação. O bairro é uma verdadeira colmeia de atividades.


   Grande parte das suas casas são hoje ocupadas por arquitetos, profissionais de design da moda, decoradores e artistas plásticos que expõem e vendem suas criações em lojas e galerias, decoradas com bom gosto e elegância.

   Palermo Soho é conhecido como o epicentro da moda moderna da Argentina. O bairro abriga um grande numero de grifes pequenas e independentes e mais de 50 boutiques vendendo criações arrojadas, representando uma variada gama de estilos e tendências.


   Além de roupas masculinas e femininas, muitas boutiques em Palermo Soho estocam velas, itens de cama e banho, calçados, joias artesanais, acessórios e muito mais.  A maneira mais eficaz de fazer compras é caminhar pelas ruas com o auxilio de mapas disponíveis em todas as lojas. É importante visitar várias boutiques, conversar com os lojistas e designers, que são geralmente muito simpáticos e atentos às necessidades dos compradores. Vários boutiques e grifes oferecem edições limitadas de algumas das suas criações. Encontrar um original para a mulher contemporânea de hoje é sempre possível.

   A melhor maneira de chegar ao Palermo Soho, especialmente ao local de maior concentração de boutiques, é tomar um taxi até a junção da Niceto Veja e Armênia, seguindo na direção da El Salvador. A distância não é longa, a caminhada agradável. Sugerimos uma parada em um café na Plaza Serrano ou restaurantes nas ruas transversais à Armênia.


   Nossas recomendações:

FFiocca,  Cabello 3650, entre Scalabrini Ortíz y Ugarteche, http://www.ffiocca.com.ar/

Jazmin Chebar, El Salvador 4702, y Gurruchaga,

Maria Cher, El Salvador 4714, entre Armenia y Gurruchaga,

Mariano Toledo - Armenia 1564, entre Honduras e Gorriti, http://www.mtoledo.com.ar/

María Martha Facchinelli - El Salvador 4741, entre Armenia y Gurruchaga, http://www.facchinelli.com/

Nadine Zlotogora - El Salvador 4638, entre Malabia y Armenia, http://www.nadinez.com/

Pesqueira - Armenia 1493 e a Gorriti,

Maria Lizaso, Armenia 1471,

No Seas Cruel, Armenia 1460,

Maria Vazquez, Honduras 4709,