NEM AQUI, NEM ALI, NEM ACOLÁ

NEM AQUI, NEM ALI, NEM ACOLÁ
Clique no livro para comprar pela Internet

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Degustando os goiamuns do Seu Luiz...


Buraco da Gia
Rua Padre Batalha, 100
Fone: (81) 3626-0150
Goiana, Pernambuco

   O dono do restaurante, o “Seu Luiz”, regala todos os seus clientes com informações e histórias sobre a origem e trajetória do lugar. Ao chegarmos, recebemos dele uma explicação sucinta sobre a razão da ortografia incorreta da palavra jia: “... porque é a única gia que existe no mundo, eu sou o dono dela.”

   As paredes do restaurante, um mural histórico. Fotos e artigos sobre os ricos e famosos que desfrutaram um copo de cerveja ou uma dose de cachaça, servida por um goiamum. “Caranguejos com cérebro”, assim chamados por Seu Luiz, que os adestra pessoalmente.


   Os clientes são convidados a escolher seus próprios goiamuns. Cevados em tanques. Sugerimos que o cliente ignore os que são oferecidos ao entrar. Os melhores são mantidos em um recinto fechado do lado oposto dos tanques. Goiamuns são grandes caranguejos que habitam lugares lamacentos, próximo ao mar, da Flórida até São Paulo. Têm uma carapaça azul, com cêrca de 10 cm e quelas desiguais.

   Entre as entradas, o casquinho de caranguejo é boa pedida. A especialidade da casa: peixada completa, feita com posta de cavala cozida ao molho de camarão, pirão e arroz branco. Para sobremesa, sugerimos doces caseiros de cajá, banana e caju.



   O Buraco da Gia é encontrado facilmente em Goiana, fica a 100 metros da BR-101, na direção a João Pessoa ou Recife, o percurso até o local é bem sinalizado. Sugerimos que designem alguém para dirigir, depois de uma visita. Os goiamuns são “generosos” com as doses de cachaça. Patrulhas da Policia Rodoviária Federal têm postos em ambos os lados da BR, bem equipados com bafômetros.

Goiana 2010

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Sarniç: nosso restaurante favorito em Istambul

Nome: Sarniç
Endereço: Sogukesme Sokagi, 34220
Sultanahmet, Istambul
Fones: 0212 512 4291  ou  0212 513 3660
Fax: 0212 514 5230

   Sarniç significa cisterna em Turco. O restaurante está localizado no interior da cisterna, construída há mais de 1.000 anos. Estrutura extraordinária, com um domo alto, apoiado em quatro colunas de pedra. Situado no fim de uma rua estreita, parte posterior da Hagia Sophia, a Basílica de Santa Sofia, em Istambul.  Anteriormente, a cisterna havia sido usada como uma oficina mecânica. A Associação Automobilística da Turquia tomou a iniciativa de converter todos os prédios antigos da rua em pequenos hotéis, sem alterar as características arquitetônicas. A cisterna foi convertida em “restaurante romano”. 


   O restaurante é uma grande e dramática síntese de 3.000 anos da história de Istambul, a capital de três impérios. Fundado no período republicano do país, dentro de uma cisterna romana e localizado em uma antiga rua do período otomano.


   A fachada ao nível da rua é básica, sem grande ornamentação. O visitante tem uma agradável surpresa ao entrar no recinto, que é iluminado por velas, em candelabros de ferro.  Uma escada de pedra nos conduz a um ambiente espaçoso, com mesas postas elegantemente, sete metros abaixo do nível da rua.    Flores e música clássica tradicional e européia adicionam romance ao requintado ambiente.  O cardápio é variado, frutos do mar ou carnes grelhadas. Sobremesas excelentes, ricamente apresentadas e de sabor impecável.  Recomendamos uma pequena degustação de "baklava" turca. Imperdível!

   O serviço é profissional, todos falam Inglês fluentemente, interagem com simpatia e têm bom conhecimento sobre a carta de vinhos.  É necessário fazer reserva. O Sarniç é um restaurante de fama internacional e bastante concorrido. 


Turquia 2009